Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3139
Título: Condições favoráveis à síndrome da morte do capim braquiarão e indicações tecnológicas
Autor(es): Alves, Caroline Mozer
Ferreira, Matheus Martins
Palavras-chave: Brachiaria brizantha
Marandu
Mal das pastagens
Data do documento: 2022
Resumo: A principal forma de produção de alimentos aos ruminantes brasileiros é através das pastagens. Nesse sentido, a produção de carne e leite é obtida em sua grande maioria através da alimentação dos bovinos a pasto, tanto em sistema extensivo quanto rotacionado. Uma das gramíneas forrageiras mais cultivadas no país é a Brachiaria brizantha cv. Marandu, conhecida como braquiarão, brizantão ou capim-marandu. Esta cultivar é susceptível ao ataque de uma doença denominada de mal do braquiarão ou morte súbita das pastagens, a qual se constitui como um dos principais problemas aos pecuaristas, pois em áreas propícias à sua ocorrência. Constitui-se como um dos principais fatores responsáveis pela degradação das pastagens. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo, por meio de uma revisão de literatura, evidenciar as causas e apresentar as soluções disponíveis na literatura para a morte súbita das pastagens. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico nas bases de dados gratuitas disponíveis na internet como SciELO (Scientific Eletronic Library Online), Google Acadêmico, site da Embrapa, Institutos de pesquisas agropecuárias e Universidades, utilizando-se os seguintes descritores: morte súbita da brachiaria; morte do capim braquiarão; síndrome da brachiaria; mal do braquiarão; degradação das pastagens; e doenças das pastagens. Com base nos trabalhos pesquisados, conclui-se que a morte súbita das pastagens é uma doença comum em capim braquiarão nas áreas com elevada precipitação pluviométrica, sujeitas a encharcamento do solo, que possuem baixa permeabilidade, os quais proporcionam ambiente favorável a ação de fungos fitopatogênicos, resultando na manifestação da doença e que a melhor medida de controle até o momento é substituição da cultivar de capim braquiarão por outras cultivares tolerantes ou resistentes a esta doença. Recomenda-se aos pecuaristas das regiões favoráveis a ocorrência da morte súbita das pastagens que observem as características do solo da área antes da implantação de suas pastagens.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3139
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAROLINE MOZER ALVES.pdf3,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.