Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3144
Título: A análise do sujeito frente ao fenômeno pandêmico: uma visão psicanalítica
Autor(es): Paula, Aline Araujo Morais de
Santana, Katiuscia Carvalho de
Palavras-chave: Covid-19
Psicanálise
Estruturação psíquica
Adoecimento mental
Pandemia
Data do documento: 2022
Resumo: A pandemia do COVID-19 gerou impactos no âmbito físico, mental e social, no qual trouxe uma ruptura da normalidade, ocasionando mudanças na realidade material. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo compreender a psicodinâmica sob a influência de um contexto pandêmico, evocando um olhar psicanalítico acerca da estrutura psíquica do sujeito e consequentemente sua saúde mental diante dos fenômenos que tomaram conta do planeta.Trata-se de uma revisão bibliográfica exploratória.Para a elaboração deste trabalho foram utilizados livros, teses, monografias e artigos indexados nas plataformas Google Académico, Scientific Eletronic Library Online – SciELO, Periódicos eletrônicos em psicologia - PEPSIC, revistas de psicologia e plataformas de universidades. A busca ocorreu por intermédio dos descritores: COVID-19; Psicanálise; Estruturação psíquica; Adoecimento mental. A pesquisa foi realizada no ano de 2021 ao ano de 2022. Por fim, conclui-se que a pandemia trouxe à tona, desconfortos, e fragilidades, que se manifesta por meio dos sintomas ao qual impacta diretamente o enfrentamento de cada indivíduo. Levando em consideração a maneira singular que cada indivíduo se defende psicologicamente de possíveis angústias.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3144
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALINE ARAUJO MORAIS DE PAULA.pdf760,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.