Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3145
Título: Cuidados com a saúde mental materna: perspectivas para a atuação do psicólogo perinatal
Autor(es): Felizardo, Veridiana Moraes Ferreira
Pumariega, Yesica Nunez
Palavras-chave: Saúde mental materna
Psicologia perinatal
Maternidade
Data do documento: 2022
Resumo: A concepção idealizada da maternidade, adjacente ao estigma da doença mental materna, inviabilizou por muito tempo a discussão sobre a relevância da assistência psicológica adequada durante o ciclo gravídico e puerperal. Diante desse pressuposto o presente trabalho apresenta as principais alterações evidenciadas durante a gravidez e após, bem como enfatiza a relevância da atenção aos diferentes aspectos que podem influenciar a saúde mental materna, além de validar a atuação da psicologia perinatal no contexto. Para isso apresentar-se-á os principais quadros psicopatológicos associados a maternidade, bem como a importância dos cuidados com a saúde mental materna e uma contextualização sobre a psicologia perinatal. A pesquisa aqui apresentada justifica-se pelos fundamentos teóricos, levando assim em conta referências científicas mais amplas sobre o tema, enriquecendo dessa forma a produção de pesquisas contemporâneas. Uma lista de bibliografias utilizadas foi elaborada com base em critérios de análise de títulos e uma breve leitura dos resumos de cada trabalho. Foram considerados materiais em português, inglês e espanhol. Uma vez que é importante ampliar o conceito de saúde materna para levar em consideração não apenas parâmetros médicos, mas também a vida subjetiva e o sofrimento psíquico da mulher. Espera-se que haja uma compreensão sobre como a atenção à saúde mental materna, permite melhores resultados, quando os profissionais atuam com foco na prevenção, levando em conta e atuando frente aos aspectos psicossociais que envolvem a construção da identidade materna.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3145
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Veridiana Ferreira_TCC.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.