Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3147
Título: Revisão: expansão das áreas produtivas de soja em Rondônia entre os anos 2015 a 2020
Autor(es): Cortes, Tainara Scheiner Mesquita
Santos, Fernando Corrêa dos
Palavras-chave: Infraestrutura
Desenvolvimento
Produtividade
Economia
Agronegócio
Data do documento: 2022
Resumo: A produção de soja tem grande importância em todo o globo, por sua rica capacidade nutritiva e alto teor de proteína sendo é um dos grãos mais produzidos, destinada a alimentação animal e humana, e também para a produção de biocombustíveis. A produção mundial atingiu 362.497 milhões de toneladas, e cerca de 76% dessa produção é utilizada para ração animal, 18% para produção de óleo vegetal. Além dos fatores nutricionais a soja tem alto valor econômico, visto o giro econômico que ela gera no país produtor, promove também a geração de empregos, crescimento de cidades e a valorização das propriedades rurais. No Brasil a implantação de soja foi muito significativa pois renovou a agricultura do país e o proporcionou valorização e respeito mundial. Em Rondônia a expansão das áreas de soja cultivada encontra-se em constante crescimento, os dados disponibilizados pelo IBGE e outras fontes demonstram que o clima, as tecnologias e a topografia têm facilitado essa expansão. Os benefícios desse aumento são visíveis, como: a valorização das terras, o giro econômico local, a recuperação de áreas de pastagens degradadas, a geração de emprego, abertura de indústria e empresas, e o crescimento regional. A produção no estado de Rondônia teve aumento de 55% entre os anos de 2015 a 2020, além do aumento de hectares cultivados, representando um crescimento de 59%, e o rendimento em kg por há, alcançou 93%.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3147
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAINARA SCHEINER MESQUITA CORTES.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.