Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3149
Título: Correlação de Pearson entre características agronômicas de abacaxizeiro
Autor(es): Silva, Lucas Eduardo Lima da
Silva, Joálisson Gonçalves da
Palavras-chave: Ananas comosus L
Indução floral
Relação entre caracteres
Qualidade dos frutos
Data do documento: 2022
Resumo: A cultura do abacaxizeiro é importantíssima para a economia brasileira, pois gera emprego e renda em todos os lugares que a cultivam. Porém, a produção brasileira de abacaxi ainda carece de maiores investimentos tecnológicos, por parte dos produtores, para atingir produtividade elevada como em outros países. Considerando que as características agronômicas são importantes indicadores para demonstrar melhores técnicas de cultivo e que há poucos trabalhos com a relação entre as características agronômicas de abacaxizeiro com as variáveis de produção e qualidade de frutos, e estas com a folha “D”, faz-se necessário obter tais correlações, seja positiva ou negativa, tendo em vista que se pode ser uma ferramenta indispensável para novos para novos estudos, além de poder melhorar o rendimento de frutos e sua qualidade, bem como a forma de manejo da cultura. Diante disso, este estudo teve como objetivo correlacionar e relacionar características agronômicas de abacaxizeiro, cultivar BRS ‘RBO’, através da correlação linear de Person. Para isso, coletou-se dados de um cultivo de abacaxi plantado em 20 de dezembro de 2012 sob condições de sequeiro, no município de Senador Guiomard, Acre, os quais foram induzidos aos oito e dez meses após o plantio. Avaliou-se as seguintes características: altura da planta, número de folhas, comprimento e largura da folha “D”, massa do fruto com coroa, com casca e sem casca, comprimento e diâmetro do fruto, produtividade, sólidos solúveis totais, potencial hidrogeniônico, acidez titulável e o RATIO. Estas características foram submetidas a correlação linear de Pearson utilizando-se o programa estatístico Agroestat. Foram observadas correlações significativas positivas e negativas, bem como não significativas. O diâmetro do fruto e o potencial hidrogeniônico não se correlacionaram com nenhuma das características de crescimento, de produção e físico-químicas. As características de crescimento de altura da planta, número de folhas, comprimento e largura da folha “D” apresentaram correlação significativa e positiva com a massa do fruto com coroa, sem com casca e sem casca, com o comprimento do fruto e produtividade. Todas as características relativas a massa do fruto foram correlacionadas significativamente com a produtividade.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3149
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucas Eduardo Lima da Silva_TCC.pdf671,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.