Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/315
Título: CAFEÍNA Á LUZ DOS FATORES ADVERSOS
Autor(es): JESUS, LIANA DOS ANJOS DE
Palavras-chave: Farmácia
Cafeína
Alcaloide
Estimulantes do Sistema Nervoso Central
Efeitos Tóxicos da Cafeína
Data do documento: 14-Mai-2013
Resumo: A cafeína é um alcalóide ativo encontrado em várias bebidas, variando seu valor de acordo com o preparo e o tipo da bebida, a qual produz estimulação do sistema nervoso central (SNC), semelhante ao de anfetaminas. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre a cafeína, focando o mecanismo de ação, os efeitos adversos e relacionar os principais produtos naturais com consideraveis teor de cafeína. Foram realizadas pesquisas nos bancos de dados virtuais, como Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e Google Acadêmico. De acordo com as pesquisas realizadas pode-se considerar a cafeína um fator de risco a saúde, devido aos excessos de doses diárias ingeridas pela população em geral, embora possa ser utilizada como um ergogênico (substâncias ou artifícios utilizados visando à melhora do desempenho) nutricional, ainda possui muitas controvérsias sobre seus efeitos adversos com relação à saúde.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Farmácia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em: Farmácia. Orientador (a): Profª. Ms. Vera Lucia Matias Gomes Geron.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/315
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JESUS, L. A. - CAFEÍNA Á LUZ DOS FATORES ADVERSOS.. UMA BREVE REVISÃO.pdf280,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.