Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3156
Título: A conservação de forrageiras pelo processo de ensilagem e a sua importância para a pecuária
Autor(es): Ribeiro, Vitor Hugo dos Reis
Cipriani, Lucas Pedro
Palavras-chave: Ruminantes
Gado
Gado bovino
Pastagem
Silagem
Data do documento: 2022
Resumo: A pecuária é uma atividade desenvolvida no Brasil desde a época da colonização, onde contribuiu para o desenvolvimento econômico da colônia. Atualmente, é um dos setores que coopera de forma significativa com o Produto Interno Bruto (PIB), responsável por 25,5% em 2022. Assim, o Brasil possui o maior rebanho comercial do mundo, o que possibilitou ser o maior exportador de carne, recebendo destaque também na produção de leite. Para tanto, o sistema de produção brasileiro consiste em sua maioria na criação de gado de forma livre em pastagens cultivadas, naturais ou em sistemas extensivos, onde a pastagem configura o método de alimentação mais econômico para o gado. Contudo, a degradação dos solos das áreas de pastagens associadas as condições climáticas de algumas regiões do país e a falta de manejo do solo faz com que a oferta de pastagem tenha uma diminuição drástica em algumas épocas do ano. Desta forma, o processo de ensilagem torna-se uma saída para o pecuarista, para que ele possa oferta ao gado uma alimentação de qualidade. A silagem é um processo de conservação de forrageira que visa as menores percas de nutrientes, tendo como produto final a silagem. Com a silagem é possível ofertar ao rebanho alimentação adequada durante todo o ano. Portanto esse trabalho traz uma revisão de literatura sobre o processo de ensilagem e sua importância para a pecuária.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3156
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vitor Hugo dos Reis Ribeiro_TCC.pdf933,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.