Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3173
Título: Utilização da cânula nasal de alto fluxo nas disfunções respiratórias em neonatologia
Autor(es): Nascimento, Camila Stefany do
Santos, Jéssica Castro dos
Palavras-chave: Cânula Nasal de Alto Fluxo
Neonatologia
Fisioterapia.
Data do documento: 2022
Resumo: A cânula nasal de alto fluxo (CNAF) é um método de suporte respiratório não invasivo que fornece ao paciente oxigênio para manter a respiração celular como por exemplo, o oxigênio totalmente umidificado e aquecido através de uma interface nasal. A sua utilização é capaz de auxiliar o ciclo respiratório, de forma a reduzir a resistência inspiratória, diminuir as áreas de espaço morto anatômico, minimizar o trabalho metabólico relacionado a regulação dos gases, melhorar a condução do ar nas vias aéreas e do transporte mucociliar, através de baixos níveis de pressão positiva nas vias aéreas. O uso da CNAF tem sido frequentemente utilizado em neonatos com diagnóstico de doenças que comprometem a funcionalidade do sistema respiratório, podendo resultar em dificuldades para realização das trocas gasosas. Desta forma, este trabalho tem como objetivo descrever sobre o uso da cânula nasal de alto fluxo e seus mecanismos de ação no tratamento das disfunções respiratórias em neonatologia. Por meio de um estudo do tipo revisão de literatura sistemática, no qual utilizou como critérios de inclusão a seleção de estudos clínicos randomizados, prospectivo e relatos de caso entre os anos de 2013 a 2022. A partir do que foi analisado e descrito nesta revisão foi possível observar que a CNAF mostrou ser um suporte respiratório de extrema relevância nas disfunções respiratórias em crianças, sendo descrita como segura e eficaz, capaz de diminuir o desconforto respiratório e com alto nível de tolerância pelos pacientes. A utilização da cânula nasal de alto fluxo na prática clínica, incluindo os serviços de emergência, tem se mostrado eficaz na diminuição da taxa de intubação traqueal.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3173
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMILA STEFANY DO NASCIMENTO.pdf28,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.