Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3175
Título: Infiltração em alvenaria - estudo de caso em residências em Ariquemes - RO
Autor(es): Rodrigues, Patrick Lopes
Oliveira, Bruno Dias
Palavras-chave: Infiltração
Patologia
Umidade
Impermeabilização
Data do documento: 2022
Resumo: A infiltração é um processo em que o fluido (água) se apresenta na edificação, onde este acaba por ocasionar patologias, como eflorescência, fungos, descolamento por empolamento, goteiras, bolhas e desplacamento de revestimento. Diante disso é necessário ressaltar a importância da impermeabilização, método esse que na grande maioria das edificações em execução ou a serem executadas são ausentes, esta inexistência pode ser explicada como um meio de amenizar os custos finais e a imperícia de profissionais quanto aos problemas oriundos pela falta de impermeabilização. Visando este procedimento e através de estudo de caso em residências no município de Ariquemes-RO, fora desenvolvido estudo apontando e caracterizando todas as patologias resultantes da presença de fluidos (água) na edificação e pôr fim a apresentação de medidas a serem executadas para sanar tais patologias. Conforme o estudo de caso e descrição de autores a respeito do tema é imprescindível o projeto de impermeabilização e a conscientização das pessoas acerca das patologias provenientes da infiltração, visto que tais patologias podem afetar a saúde dos moradores, deterioração e problemas nas estruturas.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3175
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PATRICK SANTANA SIQUEIRA.pdf945,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.