Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3176
Título: Trincas e fissuras em estrutura de alvenaria: estudo de caso em uma residência em Ariquemes-RO
Autor(es): Valério, Jose Severino
Lopes, Lincoln de Souza
Palavras-chave: Alvenaria estrutural
Construção civil
Fissuras
Trincas
Data do documento: 2022
Resumo: As patologias construtivas representam um grande problema para as edificações ao longo de sua vida útil, pois as mesmas podem trazer sérios danos à qualidade do imóvel, segurança e conforto. Dentro do rol de patologias, as fissuras e as trincas são as mais comuns em imóveis residenciais, o que evidencia a necessidade de atenção com essa temática. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi identificar as principais causas de trincas e fissuras em uma residência civil no município de Ariquemes-RO. Para isso, foi realizado um levantamento teórico e conceitual sobre o tema e também uma pesquisa in loco na edificação de estudo, em busca de colher informações relevantes para a resposta ao problema. Para a coleta de dados foi utilizado um fissurômetro para mensurar o diâmetro das patologias, além de colher imagens para evidenciação das discussões. Os resultados puderam identificar duas fissuras e duas trincas na residência em um espaço comum, o que sugere que a causa do surgimento das patologias são semelhantes. Com base na coleta de dados, acredita-se que as causas possam ser erros na execução do projeto, vibrações e sobrecarga local e recalque da residência, sendo apresentadas medidas possíveis para a correção desses problemas. Conclui-se ressaltando a importância de estudos na área para a Engenharia Civil e espera-se que essa pesquisa possa orientar profissionais da área.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3176
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSE SEVERINO VALÉRIO.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.