Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3178
Título: Fisioterapia cardiorrespiratória na melhora da capacidade funcional do paciente com DPOC
Autor(es): Silva, Amanda Oliveira Da
Santos, Jéssica Castro dos
Palavras-chave: Fisioterapia
Doença pulmonar obstrutiva crônica
Tabagismo
Reabilitação pulmonar
Fisioterapia cardiorrespiratória
Data do documento: 2022
Resumo: A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), é uma condição que afeta o sistema respiratório e está relacionada ao uso do tabaco, caracterizada pela obstrução parcial do fluxo aéreo, o que leva a incapacidades respiratórias, acometendo os pulmões com diversas manifestações sistêmicas como intolerância ao exercício físico, disfunção muscular periférica e alterações nutricionais. O treinamento muscular através de exercícios ativos é uma grande ferramenta em um programa de reabilitação pulmonar, capaz de reduzir a fraqueza muscular periférica o que leva à melhora a tolerância ao exercício. As complicações respiratórias decorrentes da DPOC, podem ocasionar internações em enfermarias e até mesmo em Unidades de Terapia Intensiva, em alguns casos podem necessitar da utilização de ventilação mecânica. Desta forma, o objetivo desta pesquisa versa sobre discorrer sobre os benefícios da fisioterapia cardiorrespiratória na melhora da capacidade funcional de pacientes com DPOC, bem como elaborar uma análise das técnicas com mais eficiência e suas aplicabilidades. Para tanto, foi realizado estudos em artigos disponíveis na literatura nas bases de dados Scientific Electonic Library Online (SCIELO), portal de revista científica da UNIFAEMA, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google acadêmico, entre os anos de 2001 a 2022. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, acerca de delineamentos experimentais aplicados e de revisão de literatura. Com uma coleta inicial de 35 registros, sendo 20 estudos excluídos e 15 artigos experimentais aplicados, que permitiram avaliar os objetivos propostos. Os exercícios físicos e de reabilitação pulmonar, apresentam-se de forma positiva no tratamento da DPOC em relação à qualidade de vida, melhorando as funções respiratórias de pressão, aumentando a qualidade de vida, auxiliando nas atividades diárias com redução da dispneia ao esforço, e consequentemente proporcionando uma melhora na qualidade do sono.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3178
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA OLIVEIRA DA SILVA.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.