Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3191
Título: A educação em detrimento da pandemia da covid-19: os desafios da readequação no processo de ensino-aprendizagem
Autor(es): Fróes, Ludmila Mariano
Lima, Roger dos Santos
Palavras-chave: Educação
Pandemia
Ensino-remoto
Calendário
Data do documento: 2022
Resumo: A educação no período da pandemia da COVID-19 apresentou alguns percalços quanto a continuidade do processo educativo, necessitando que os órgãos competentes e a própria comunidade escolar, passasse por um processo adaptativo mediante o período de calamidade pública, desafiando todos à uma transição eventual do modo de ensino genuinamente presencial, para o remoto. Deste modo, objetivou-se nesta pesquisa, analisar os percalços e desafios da aprendizagem de estudantes dos anos iniciais no período da Pandemia da COVID-19, elucidando as transformações temporárias, ocorridas no meio educacional. Para responder a tal objetivo, utilizou-se da pesquisa bibliográfica com viés qualitativo. O levantamento dos dados pesquisados ocorreu em grande maioria nas publicações oficiais do governo brasileiro, divulgadas durante os anos de 2019 a 2021. O aporte teórico da pesquisa foi embasado nos estudos de impactos proporcionados pelo novo Coronavírus na educação. Na pesquisa pode-se perceber que em decorrência da pandemia as escolas tiveram a necessidade em se readequar ao novo cenário educacional, a saber: aulas remotas, discussões sobre a retenção e aprovação dos estudantes, a readequação do calendário, o cumprimento da carga horária exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, o despreparo dos professores quanto a exigência do uso de tecnologias em um cenário educacional que sofre por falta de condições estruturais, além da relação afetuosa e incentivadora entre a família e o estudante, ser crucial neste momento, tornando-a um importante mediador. Não obstante, cabe aos profissionais docentes a readequação do processo de ensino-aprendizagem visando considerar os conteúdos adquiridos durante o período que designou o ensino remoto, abrandando os desfalques educacionais na pós-pandemia. Com o presente trabalho pode-se perceber que as dificuldades vivenciadas pela educação, foram intensificadas diante de uma repentina transformação no contexto social, sendo inevitável a atribuição de recursos tecnológicos na educação que evidenciaram as desigualdades sociais; fomentando assim, que a formação docente considere o aprimoramento da prática pedagógica frente ao boom tecnológico vivenciado pelas novas gerações.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3191
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUDMILA MARIANO FRÓES.pdf733,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.