Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3192
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorCardoso, Érica Nayara dos Santos-
dc.contributor.advisor1Lima, Roger dos Santos-
dc.date.accessioned2023-01-24T00:46:45Z-
dc.date.available2023-01-24T00:46:45Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3192-
dc.description.abstractA Família é a principal instituição na formação dos sujeitos, sendo a segunda à escola. Família e escola devem estar em sintonia, pois as duas têm o mesmo objetivo. A família é responsável pela educação informal, onde deve ser ensinado sobre respeito, cumprimentos, empatia e entre outros, a escola tem o papel do ensino sistematizado. Sendo assim, o tema dessa pesquisa fala sobre a necessidade em que as crianças têm da presença da família durante toda a formação. O tema dessa pesquisa aborda sobre a importância da participação da família para o aprendizado das crianças, com o objetivo de analisar o papel da família no processo de ensino e aprendizagem de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Como forma de responder ao objetivo geral, utilizou-se da pesquisa bibliográfica como ferramenta para o desenvolvimento desse trabalho onde fica identificado que por meio da composição de determinados indivíduos se constitui a família. Seguindo esses passos foi levantado um total de quatorze artigos, desses cinco abordavam sobre a importância da família na vida acadêmica da criança. Os estudos revelam que as crianças que têm o auxílio da família, tende a se desenvolverem com mais facilidade, isso acontece, pois, a criança se sente mais segura, confiante, determinada e entre outros. A composição da família existe a milênios e está presente em todas as sociedades, nesse sentido, compreendeu-se que na família, a criança aprende o respeito, a ética, a moral etc. Na escola a criança aprende os saberes das letras, dos números, a ciência. Na família são construídos os valores que serão utilizados em sociedade, e na escola o indivíduo recebe a escolarização. Conclui–se que em cada família existe uma cultura, uma forma de agir e pensar, embora cada indivíduo tenha sua personalidade, todos influenciam na formação da criança, pois a família é o grande reflexo na vida de uma criança, por essa razão deve existir uma parceria entre a escola e a família, visto a importância da família para o desenvolvimento das crianças em fase de desenvolvimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipUNIFAEMApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleA importância da família no processo de ensino e aprendizagem das crianças nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÉRICA NAYARA DOS SANTOS CARDOSO.pdf878,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.