Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3204
Título: Levantamento dos impactos ambientais de uma carvoaria na região do vale do Jamari - Rondônia
Autor(es): Garcia, Mariana Neves
Lima, Felipe Cordeiro de
Palavras-chave: Carvão vegetal
Impactos ambientais
Medidas mitigadoras
Data do documento: 2022
Resumo: A fabricação do carvão vegetal desenvolvida em carvoarias, é praticada a muitos anos no Brasil, por ser uma atividade tradicional pouco evolutiva. À atividade utiliza recursos de segunda categoria, baixo custo e é obtido normalmente por atividades secundárias de desmatamento de florestas naturais. O presente estudo teve como objetivo detectar os impactos ambientais causados pela produção de carvão vegetal numa carvoaria localizada no município de Ariquemes-RO. Refere-se a uma pesquisa qualitativa, neste trabalho, optou-se pela pesquisa de campo e busca de artigos na Electronic Scientific Library Online (SciELO) e em Periódicos CAPES entre os anos de 1968 e 2021. O trabalho se justifica por apresentar questões socioambientais que envolvem a produção de carvão vegetal. Os principais resultados foram sobre as medidas mitigadoras para minimização dos impactos ambientais causados pela carvoaria, no qual sugere-se a implantação do sistema de forno fornalha, adequações no sistema de produção do carvão vegetal para diminuição do lançamento de matérias poluidoras e na gestão de resíduos sólidos visando evitar possíveis contaminações nos meios físicos e bióticos.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3204
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Ambiental e Sanitária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIANA NEVES GARCIA.pdf2,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.