Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3208
Título: Uso e ocupação do solo da microbacia hidrográfica do rio Canaã
Autor(es): Silva, Sheila Muniz Da
Lima, Felipe Cordeiro de
Palavras-chave: Sensoriamento remoto
Recursos hídricos
Uso e ocupação do solo
Data do documento: 2022
Resumo: Os dados sobre as características da paisagem são indispensáveis para o planejamento e gerenciamento dos recursos hídricos. A micro bacia hidrográfica do Canaã, a qual está localizada no estado de Rondônia, ao Norte do território brasileiro, possui área de 3.125,29 km², e forma alongada. Por meio do geoprocessamento e com o suporte do MapBiomas, foi possível fazer a identificação e coleta de dados, e com o software livre possível processar os dados e analisar parâmetros e formas de uso e ocupação do solo, na micro bacia do Canaã. Com o auxílio dessas ferramentas, a classificação foi dividida em 6 classes (Formação Florestal, Formação Savânica, Campo Alagado e Área Pantanosa, Formação Campestre, Pastagem, Área Urbana, Rio, Lago e Oceano, Outras Lavouras Temporárias e Soja). O objetivo do trabalho foi realizar uma análise-temporal do uso e ocupação do solo da bacia hidrográfica do Rio Canaã, localizado no estado de Rondônia, nos anos de 2000 a 2020. Constatou se que foram desmatados 540,69 km² de floresta nativa, desmatamento este que se destaca pela sua vasta agricultura e pastagem. Os padrões de agricultura e gestão estão associados à erosão que é uma das principais formas de degradação do solo. É aconselhável mais pesquisas na região, pois não há dados suficientes para o planejamento execução e acompanhamento de projetos ambientais, além de realizar atividades voltadas à conservação e conservação dos recursos hídricos e florestais.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3208
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Ambiental e Sanitária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SHEILA MUNIZ DA SILVA.pdf2,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.