Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3210
Título: Fabricação de bloquetes com utilização de areia do rejeito de cassiterita garimpo em Ariquemes
Autor(es): Rocha, Claudenir De Oliveira
Lemes, Silênia Priscila da Silva
Palavras-chave: Agregado miúdo
Resistência a compressão
Produção de pavers
Data do documento: 2022
Resumo: A evolução constante da construção civil com consumo considerado de matéria prima aliado a uma apreensão com o meio ambiente tem arrastado a sociedade à uma procura de possibilidades de um crescimento mais sustentável. Dentro desse panorama, o reaproveito de resíduos de areia de garimpo aparece como uma oportunidade prometedora redução dos impactos ambientais. Uma grande dificuldade do setor é transformar uma possibilidade numa proveniência de matéria prima. Desta maneira procura-se incorporar o uso do concreto com substituição dos agregados naturais por agregados originários da extração mineral de cassiterita. A utilização de rejeitos (areia) da mineração apresenta-se como uma alternativa de reuso, de redução de custos e na composição de agregados na mistura do concreto. No experimento científico foram realizadas análises das propriedades mecânicas de resistência a compressão simples, contrapondo os resultados entre 01 traço convencional de concreto (areia normal + cimento + brita + água), com outros 02 traços (areia normal + areia de rejeito + brita + água), onde se acrescentou uma porção de rejeito de garimpo (areia) em 50% e 75% na mistura do agregado miúdo, objetivando seu emprego na produção de pavers sextavados de concreto. Foram realizados ensaios de determinação da resistência característica à compressão aos 07, 14 e 28 dias de idade, determinação da absorção de água e avaliação dimensional de acordo com a ABNT NBR 9781, Slump Teste NBR 7233. Os valores apresentados pelo ensaio de resistência à compressão foram influenciados e contrapostos entre os 03 traços de concreto definidos acima. Este experimento cientifico assinala a viabilidade do aproveitamento desse material na composição aos agregados naturais miúdos utilizados na produção de pavers. Obtendo-se os resultados de resistência à compressão aos 28 dias 74,25 MPa para o agregado miúdo de areai local, o valor de 78,55 MPa para o agregado com 50% de mistura de areia do rejeito de garimpo e o valor de 57,47 MPa para o agregado com 75% de mistura de areia de rejeito de extração de cassiterita, concluímos que o composto de mistura no agregado úmido é viável para a fabricação de bloquetes a ser aplicado em calçamentos de ruas de trânsito leve, bem como estacionamentos , calçadas de jardins.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3210
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLAUDENIR DE OLIVEIRA ROCHA.pdf2,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.