Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3211
Título: Umidade e infiltrações nas estruturas de concreto armado: diagnóstico de patologias e alternativas de correção
Autor(es): Duarte, Victor Luis
Lemes, Silênia Priscila da Silva
Palavras-chave: Patologias
Construção civil
Avaliação
Diagnóstico
Infiltração.
Data do documento: 2022
Resumo: As patologias construtivas representam uma das áreas da Engenharia Civil que apresentam bastante demanda nos dias atuais, tendo em vista que os problemas nas edificações são variados e podem promover risco à segurança e à saúde dos usuários. Nesse sentido, a umidade e as infiltrações representam as patologias com maiores taxas de incidência no concreto armado. Sendo assim, essa pesquisa teve como objetivo compreender as técnicas e procedimentos de avaliação das manifestações patológicas ocasionadas pela umidade e infiltrações nas estruturas de concreto armado. Para isso, foi trabalhada uma revisão bibliográfica dos achados científicos dos últimos 15 anos sobre a temática, das técnicas e procedimentos de avaliação patológica de estruturas de concreto armado, bem como das normatizações vigentes. Os resultados apontam para uma inexistência de técnicas e protocolos para correta orientação das ações de correção das patologias no concreto armado. No entanto, alguns autores apresentaram recomendações que podem auxiliar nesse processo, sendo as ações fortemente voltadas para o período de execução da obra e sendo a impermeabilização o método mais apresentado para controle da umidade e infiltrações. Conclui-se que o diagnóstico é algo fundamental para a identificação e correção de patologias e que o estudo pode servir de base para orientações para os atuantes na área da construção civil.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3211
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VICTOR LUIS DUARTE.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.