Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3212
Título: Patologias em elementos estruturais metálicos nas construções da cidade de Ariquemes, Rondônia
Autor(es): Santana, Jucelia de Souza
Lemes, Silênia Priscila da Silva
Palavras-chave: Construções
Estrutura Metálica
Patologias
Projeto
Data do documento: 2022
Resumo: As estruturas metálicas são elementos estruturais produzidos em material metálico, especialmente o carbono e o aço. Porém, nas estruturas metálicas acontecem muitas patologias, principalmente relacionadas a projetos, execução, planejamento, e materiais utilizados de má qualidade etc. O objetivo deste trabalho é analisar a existência de patologias em elementos estruturais metálicos de construções comerciais da cidade de Ariquemes, Rondônia. Este estudo foi executado mediante uma pesquisa de campo descritiva observacional, das patologias presentes nas estruturas metálicas de quatros construções, na cidade de Ariquemes, por meio de visitas e registros fotográficos in loco. A primeira e a quarta estrutura metálica apresentam praticamente as mesmas patologias, essas estruturas estão em situação estável, contudo, possuem corrosão generalizada em vários locais, avarias na pintura de acabamento; marcas de coloração marrom-avermelhadas em razão do processo de corrosão, particularmente por insuficiência de manutenção, excesso de umidade e exposição direta a águas pluviais. Já a segunda estrutura e a terceira têm marcas de coloração marrom-avermelhadas por causa da corrosão, singularmente pela exposição prolongada às intempéries, essa morbidade estava presente em toda a extensão das duas coberturas. Portanto, para ter um ótimo desempenho estrutural duradouro é primordial a efetivação de todas as fases construtivas que envolvem o projeto, planejamento da edificação, mão de obra qualificada, e materiais de elevada qualidade, concomitantemente com as manutenções regulares, obtendo qualidade na obra.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3212
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JUCELIA DE SOUZA SANTANA.pdf2,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.