Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3213
Título: Estudo das principais manifestações patológicas em edificações residenciais
Autor(es): Pupin, Luan Pivotti
Lemes, Silênia Priscila da Silva
Palavras-chave: Patologias
Edificações
Manutenção
Projeto
Tratamento
Data do documento: 2022
Resumo: A construção civil é um dos setores que mais tem expressividade no produto interno bruto, aumentando a construção de casas, porém, as pessoas nem sempre estão contentes com o resultado, devido ao aparecimento das patologias, sendo consequência de deficiências na construção. O objetivo deste estudo é analisar as principais manifestações patológicas presentes nas edificações residenciais. A metodologia utilizada é a revisão de literatura, de caráter descritivo, efetivada por meio da leitura de artigos científicos e monografias. Após a análise realizada em pesquisas de 25 autores sobre as patologias, verificou que 14 autores estudaram a fissuração/trincas, 9 autores pesquisaram sobre eflorescência e 9 também infiltração, 10 verificaram sobre a corrosão e 6 efetuaram da carbonatação. Desse modo, percebe-se que as patologias em edificações são muito comuns, comprometendo a qualidade das estruturas, precisando de programas de controle de qualidade e de prevenção dessas anomalias. Portanto, neste estudo, averiguouse a importância da conscientização em relação ao plano de manutenção preventivo, porque todo imóvel para apresentar um desempenho excelente, deve possuir um programa eficiente de inspeção e manutenção para assegurar que a durabilidade seja elevada da edificação e a otimização dos recursos. Ressalta-se ainda, que as iniciativas de reparo devem conter controle tecnológico e execução adequada para que os problemas não aconteçam antes do previsto.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3213
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUAN PIVOTTI PUPIN.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.