Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3214
Título: Análise de patologias no pavimento flexível da avenida Canaã na cidade de Ariquemes (RO)
Autor(es): Omitti, Akaelle Dandrea
Lemes, Silênia Priscila da Silva
Palavras-chave: Patologias
Ariquemes
Pavimento flexível
Data do documento: 2022
Resumo: O Brasil é um país atrasado quando se trata de novos métodos de execução do sistema rodoviário, este, no qual se encontra um grande fluxo de tráfego por ser o principal modo de transporte adotado, e a sua sobrecarga resulta em surgimento de patologias nas vias. O presente trabalho teve como objetivo avaliar e quantificar as patologias encontradas nos 2,23 km da avenida Canaã em Ariquemes (RO). Através da pesquisa de campo realizada e utilizando normas, artigos e livros, foi possível relatar nos resultados os defeitos encontrados na via, suas causas e assim como também métodos de reversão. As patologias encontradas foram as panelas, corrugações, desgastes, afundamentos, escorregamentos, remendos, trincas isoladas e trincas de couro de jacaré. A anomalia que ocorre com maior incidência em todo o trecho analisado é o desgaste, já o remendo foi considerado por apresentar falhas construtivas, ambos advêm do excesso de cargas pesadas transitadas nas vias, falta de manutenção, processo de execução incorreto e uso de materiais inapropriados. A via se encontra gravemente danificada e demanda de conhecimento das condições do pavimento para definir as técnicas que serão empregadas na recuperação ou restauração, para que assim forneça maior durabilidade, evite reparos que muito prejudicam na locomoção e que pôr fim a avenida passe a oferecer segurança e qualidade aos cidadãos. A avenida foi dividida em três trechos A, B e C e estas possuem respectivamente 44,27%, 14,62% e 41,11% das patologias totais. E assim foi possível definir 253 pontos de manifestações patológicas.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3214
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AKAELLE DANDREA OMITTI.pdf2,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.