Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3218
Título: Verificações patológicas na pavimentação asfáltica da avenida brasil na cidade de Ariquemes - RO
Autor(es): Oliveira, Eduardo da Silva
Costa, João Victor da Silva
Palavras-chave: Pavimentação
Engenharia civil
Patologias
Patologias asfálticas
Data do documento: 2022
Resumo: Falhas no sistema de pavimentação são muito comuns em diversas estradas, ruas e avenidas do Brasil. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo analisar a ocorrência das principais patologias manifestadas no pavimento asfáltico da Avenida Brasil na cidade de Ariquemes – RO. Para a elaboração deste trabalho, foi realizado uma análise prática e levantamento de dados in loco, visando identificar manifestações patologias presentes em um trecho de aproximadamente 2,2 km da Avenida Brasil da cidade de Ariquemes. Ao total foi analisado 4,4 km de pavimento, visto que a via apresenta dois sentidos de trânsito. Sendo identificadas patologias como remendos, desgastes, trincas isoladas, trincas em couro jacaré, afundamentos, panelas e trincas em bloco. Sendo a maior incidência patológica os remendos, que apresentou cerca de 37% em relação as outras patologias presentes. Conclui-se que alguns trechos da avenida apresentam sinais de falhas na conservação da pavimentação, necessitando de estudos mais aprofundados no pavimento, solo e projeto para identificar uma metodologia eficaz que solucione as patologias no decorrer do trecho.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3218
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDUARDODA SILVA OLIVEIRA.pdf3,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.