Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3231
Título: Principais características das cadeias produtivo mercadológicas do tambaqui e da tilápia no Brasil
Autor(es): Meira, Kennedy Gabriel De
Nogueira, Adriana Ema
Palavras-chave: Piscicultura
Produção
Mercado
Tilápia
Tambaqui
Data do documento: 2022
Resumo: A piscicultura é a atividade pecuária que mais cresce no Brasil e o peixe é uma das proteínas animais mais consumidas no mundo. Porém, as cadeias produtivas de diferentes espécies aquícolas no Brasil, possuem grande discrepância entre si. Como é o caso da tilápia e do tambaqui. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar e mapear de maneira comparativa as cadeias de produção tilápia e tambaqui no Brasil, considerando aspectos produtivos e mercadológicos, assim como relacionar suas principais características. Este estudo possui caráter hipotético-dedutivo, tendo como ferramenta para tal a revisão bibliográfica, utilizando o método comparativo. Nesta revisão são utilizados artigos publicados entre 2010 e 2020, mas considerando dados de produção e mercado de anos anteriores, para fins de análise da progressão histórica das cadeias estudadas. Pode-se concluir que as cadeias da tilápia e do tambaqui no brasil possuem grandes discrepâncias, que vão desde as áreas de domínio até os números de produção, exportação e popularidade no mercado nacional, das duas espécies. Desta forma, tambaqui possui o principal polo produtivo em Rondônia e com predominância no resto da região Norte, enquanto a tilápia é protagonista em todo o resto do país, com principal polo de produção no Paraná. De modo que, a tilápia apresenta números superiores em todos estes aspectos estudados. Tendo como exemplo os números de exportação: a tilápia representa 88% de todo o volume de espécies piscícolas exportado em 2022, enquanto o tambaqui corresponde à 2% deste volume. O que pode ser explicado pela dominância global da tilápia, comparada ao tambaqui, tempo de inserção no mercado internacional e tecnologia já agregada à sua cadeia de produção.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3231
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KENNEDY GABRIEL DE MEIRA.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.