Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3234
Título: Gerenciamento de resíduos sólidos em oficina mecânica no município de Ariquemes, Rondônia
Autor(es): Nascimento, Karine Pinheiro
Rezende, Driano
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Leis ambientais
Oficina mecânica
Gerenciamento.
Data do documento: 2022
Resumo: O presente estudo foi realizado em empreendimento que presta serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores no município de Ariquemes – RO. O objetivo geral foi caracterizar o gerenciamento de resíduos da empresa em questão. O método utilizado foi pesquisa exploratória, caracterizada por um estudo de caso, com base documental e visitas de campo e levantamento qualitativo e quantitativo, em que se buscou identificar e correlacionar às classes dos resíduos existentes na empresa e seus respectivos impactos ao meio ambiente, bem como evidenciar a disposição e tratamento final ecologicamente correto para cada resíduo produzido. Para a classificação dos resíduos baseou-se na Norma Brasileira de Resíduos (NBR) 10004 de 2004. Os resultados foram obtidos após a realização do diagnostico, por meio de duas visitas in loco, podendo assim, identificar os resíduos presentes na oficina e também classificá-los. Foi constatado adequado gerenciamento dos resíduos sólidos, e que o plano de controle do empreendimento vem sendo executado de maneira correta, onde enfatiza a melhoria econômica e ambiental e a importância do gerenciamento dos resíduos sólidos e o cumprimento das etapas exigidas pelas leis vigentes de segregação, armazenamento, coleta e transporte, tratamento e destinação final.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3234
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Ambiental e Sanitária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KARINE PINHEIRO NASCIMENTO.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.