Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3236
Título: Apontamentos do gerenciamento de resíduos de construção e demolição (RCD) no Brasil: revisão integrativa
Autor(es): Oliveira, Thawan Cândido Gomes de
Lima, Felipe Cordeiro de
Palavras-chave: Construção Civil
Resíduos de construção e demolição
Gerenciamento de resíduos
Engenharia civil
Data do documento: 2022
Resumo: A geração de Resíduos da Construção e Demolição (RCD) vem sido levantada como um dos grandes desafios atuais da construção civil, isto porque por muito tempo o meio ambiente foi negligenciado, mas nos dias atuais a busca pela sustentabilidade e diminuição do impacto ambiental se mostra como algo emergente para a sociedade mundial. Sendo assim, essa pesquisa teve como objetivo avaliar o gerenciamento dos RCD no Brasil. Para isso, utilizou-se como metodologia uma revisão de literatura de estudos exploratórios in loco realizados no Brasil nos últimos 10 anos, através das plataformas científicas eletrônicas: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Revistas Cientificas. Como desenvolvimento foram revisados 29 estudos, realizados nas 5 regiões do país. Os resultados indicam que as características da gestão de RCD no Brasil estão voltadas para a ausência de plano de gerenciamento de resíduos por grande parte dos municípios, ausência de fiscalização ambiental efetiva e a grande presença de pontos de destinação final de resíduos irregulares. Conclui-se que as problemáticas da gestão de RCD levantadas na revisão são alarmantes e precisam ser controladas e corrigidas urgentemente para minimização dos efeitos prejudiciais ao meio ambiente, como por exemplo, a criação de um departamento dentro das prefeituras a fim de fiscalizar e executar ações punitivas as empresas e órgãos responsáveis pela gestão dos resíduos. Assim também criar ações de conscientização para a sociedade e empresas.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3236
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAWAN CÂNDIDO GOMES DE OLIVEIRA.pdf957,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.