Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3239
Título: Os benefícios da drenagem linfática manual através do método vodder no tratamento do edema gestacional
Autor(es): Araújo, Patrícia Peres Da Silva
Santana, Patrícia Caroline
Palavras-chave: Gravidez
Drenagem linfática manual,
Edema e fisioterapia
Data do documento: 2022
Resumo: Durante o período gestacional, o corpo da mulher sofre diversas alterações anatômicas e fisiológicas. Essas alterações ocorrem principalmente a nível hormonal, onde hormônios como estrogênio e progesterona são produzidos em maior quantidade, provocando desequilíbrio no sistema linfático durante a gravidez. O Sistema linfático é formado por uma densa rede de vasos que produzem e transportam os líquidos dos tecidos e órgãos para o sistema circulatório. Quando surge alguma alteração nesse sistema, e ocorre um bloqueio, forma-se o edema, que é o resultado do aumento do volume de fluídos no meio intersticial ou nas cavidades corporais, e resultantes de um desequilíbrio das pressões hidrostáticas e oncóticas que agem no transporte de líquidos para os capilares sanguíneos. A drenagem linfática manual é um método semelhante a massagens, aplicado por meio de manobras no sentido das vias linfáticas e dos linfonodos, que tem como finalidade a vazão dos fluídos em excesso que circundam as células, mantendo a homeostase hídrica do interstício, permitindo a expulsão e eliminação de resíduos provindos do metabolismo celular. A Drenagem Linfática utilizando o método Vodder, que consiste em quatro manobras simples, realizadas apenas pelas mãos do profissional da área da Fisioterapia Dermatofuncional, produz excelentes resultados na redução de edemas e homeostase do sistema hídrico do organismo. Este estudo consistiu em uma revisão de literatura integrativa de caráter qualitativo, tendo por objetivo discorrer sobre os benefícios da aplicação da Drenagem Linfática Manual através da aplicação do método Vodder na resolução de edema gestacional. Para execução deste trabalho foram acessadas as Bases de dados virtuais: Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e biblioteca virtual da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), utilizando-se dos descritores em saúde: gravidez, drenagem Linfática Manual, edema e Fisioterapia. Após a finalização desta pesquisa, foi possível concluir que a Drenagem Linfática Manual método de Vodder é uma das melhores técnicas a serem utilizadas para resolução de quadros de edema gestacional.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3239
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PATRÍCIA PERES DA SILVA ARAÚJO.pdf765,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.