Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3245
Título: Benefícios da cannabis sativa no tratamento da epilepsia
Autor(es): Santo, Eloize Carolina Batista
Nunes, Jucélia da Silva
Palavras-chave: Canabidiol
Diagnóstico
Farmacêutico
Mecanismo de Ação,
Terapêutica
Data do documento: 2022
Resumo: A epilepsia é uma enfermidade neurológica crônica, geralmente progressiva, acarretando modificações cognitivas segundo a gravidade e frequência dos eventos críticos. Esta doença, não tem cura, contudo, pode ser controlada através de fármacos anticonvulsivantes, entretanto, em algumas situações o medicamento não faz o efeito esperado, então, a Cannabis é uma alternativa nestes pacientes. Este trabalho teve como objetivo analisar os benefícios da Cannabis sativa no tratamento da epilepsia. Este trabalho trata-se de uma revisão de literatura qualitativa, com caráter descritivo; pesquisada em artigos científicos, monografias, tese e documentos oficiais. A epilepsia é um distúrbio cerebral, sendo intratável em alguns pacientes pelas drogas antiepilépticas, denominada de epilepsia refratária, assim, a Cannabis é essencial nessa condição. Sendo uma substância de alto interesse científico e acadêmico, determinando benefícios para a epilepsia, reduzindo o sofrimento dessas pessoas. Dessa forma, a RDC 327/2019, relata que os usuários com recomendação e prescrição médica, conseguem adquirir os fármacos nas farmácias, e pode ocorrer a produção dessas drogas no Brasil. Através de várias pesquisas atuais comprovam a efetividade da Cannabis na epilepsia refratária. O farmacêutico é fundamental nesse contexto, fornecendo todas as orientações e dúvidas aos usuários com a finalidade de esclarecer relação risco benefício, reações adversas, posologia, interações medicamentosas, proporcionando adesão ao tratamento e a utilização racional. Portanto, a Cannabis é uma alternativa primordial para os portadores, de grande importância nas epilepsias de difícil controle, especialmente pela sua resposta significante em pessoas que possuem razoável ou nenhum resultado com outras drogas, melhorando a qualidade de vida desses doentes. Contudo, precisa de mais de estudos em grande escala para que seja atenuado o número de evidências científicas ofertando mais confiança e segurança aos familiares, profissionais e estudantes sobre este assunto.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3245
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELOIZE CAROLINA BATISTA SANTO.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.