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Título: Avaliação da assistência de enfermagem: segurança do paciente pediátrico hospitalizado
Autor(es): Silva, Stéfany Daniely Gomes Da
Framil, Juliana Barbosa
Palavras-chave: Assistência de enfermagem
Segurança do paciente
Paciente pediátrico
Data do documento: 2022
Editor: UNIFAEMA
Resumo: O termo segurança do paciente significa a redução, a um nível aceitável, do risco de dano associado ao cuidado do paciente, sendo imprescindível que a cultura de segurança em saúde seja exercida cotidianamente na enfermagem promovendo segurança aos profissionais e, por conseguinte, aos pacientes pediátricos e todos envolvidos. Quando não há o cuidado seguro conduzido por métodos padronizados, ocorrem complicações chamadas de eventos adversos, o mesmo determina-se por intercorrência prejudiciais indesejáveis, pressuposta por uma assistência imprudente prestada por algum profissional no ato assistencial capaz de ser fatal ao corpo lesado. Visto que o número de internações tem crescido consideravelmente nos últimos anos e considerando também a capacidade profissional, física e administrativa dos hospitais, principalmente da região Norte. Neste contexto, pretendeu-se nesta pesquisa analisar a conduta de enfermagem no que concerne à segurança do paciente pediátrico. O presente estudo refere-se a uma revisão integrativa da literatura, a partir da busca em ambiente virtual bibliográfico na base de dados BVS Enfermagem que abordassem o tema aqui proposto. Seguindo os critérios de seleção de artigos para a amostra final, dez publicações foram consideradas elegíveis para atender ao objetivo proposto neste trabalho. A partir disso, no decorrer da pesquisa e descrição dos conteúdos abordados evidenciou-se situações que predispõe as crianças a ocorrência de eventos adversos devido à não adoção das recomendações relacionadas à segurança do paciente. Apesar dos índices comprovados através da coleta de dados por notificações, a realidade é que a pratica de notificar é minimamente aderida por grande parte das equipes atuantes. O efeito dominó é bem provável nestes casos, pois falhas são identificadas desde o assistencial ao administrativo, analisa-se que quando não há embasamento, promoção ou interesse por aprender os facilitadores para uma assistência segura para ambas partes os ricos diários são altíssimos. Por conseguinte, em vista de toda problemática, encontrou-se pontos positivos a serem reforçados e também técnicas, protocolos e medidas cautelares de apoio, possibilitando a qualificação no atendimento ao cliente.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3266
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