Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3277
Título: Doação de órgãos: a atuação do enfermeiro nesse processo
Autor(es): Santos, Mara Rayane Falcão
Framil, Juliana Barbosa
Palavras-chave: Doação de órgãos
Morte encefálica
Transplantes
Data do documento: 2022
Editor: UNIFAEMA
Resumo: A doação de órgãos é um meio importantíssimo de melhorar ou até mesmo salvar uma vida, temos a doação em vida, quando o paciente pode doar uma parte dos seus órgãos, e o doador e o receptor poderão levar a vida normalmente. Temos também a doação por coração parado, e por último a doação por morte encefálica, porém ela só pode ser concretizada mediante o consentimento familiar. Este estudo tem como objetivo descrever a atuação do enfermeiro no processo de doação e captação de órgãos. Trata-se de uma revisão bibliográfica de caráter descritivo exploratório, realizada através de pesquisas bibliográficas em artigos científicos e livros sobre o tema. As bases de dados utilizadas foram Biblioteca Virtual em Saúde na base de dados Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) E Ministério da Saúde (MS). Foi identificado que o papel do enfermeiro é essencial para a efetivação da doação, envolvendo os cuidados direcionados aos familiares e na manutenção do potencial doador. Conclui-se que progredir com o desenvolvimento de pesquisas com o foco de promover educação em saúde, divulgar o tema abordado, a capacitação e aperfeiçoamento de profissionais para proporcionar qualidade e segurança na assistência concedida aos potenciais doadores são essenciais para elevar a quantidade de doações de órgãos.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3277
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARA RAYANE FALCÃO SANTOS.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.