Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3287
Título: Desempenho agronômico de cultivares de soja na região do vale do Jamari - Ro
Autor(es): Veiga, Matheus Narcizio
Rezende, Driano
Palavras-chave: Cultura da soja
Produtividade
Rondônia
Melhoramento
Desenvolvimento
Data do documento: 2022
Resumo: A cultura da soja é de extrema importância para o comércio e economia brasileira. O Brasil estar entre os maiores produtores mundiais de soja, a atividade gera uma grande demanda de mão de obra, ofertando assim empregos e renda aos trabalhadores e produtores rurais. Nesse sentido, a busca pelo melhoramento genético vem sendo cada vez maior, visando melhores variedades com maior produtividade e resistência à pragas, doenças e os diferentes climas. O presente trabalho teve como objetivo a comparação das cultivares DM 80I79 RSF IPRO, OLIMPO 80I82RSF IPRO e 8579 BONUS IPRO em campo com condições naturais da região do Vale do Jamarí, estado de Rondônia. Foram avaliadas a produtividade de grãos, peso de mil grãos (PMG), número de vagens e número de grãos por vagem. O experimento foi realizado na região de Rio Crespo – RO (Vale do Jamarí), na safra 2021-2022. O tipo de tratamento de sementes e protocolo de fungicidas e inseticidas foi o mesmo entre as três, evitando assim que pudesse ocorrer alterações nos resultados objetivados. Por meio dos resultados estatísticos, a cultivar DM 80I79 RSF IPRO (81,6 sc/ha) e a cultivar OLIMPO 80I82 RSF IPRO (80,7 sc/ha) não tiveram diferença estatística relevante, as quais foram superiores, a menor produtividade por hectare foi a 8579 BONUS IPRO (76,6 sc/ha), para peso de mil grãos (PMG), a cultivar 8579 BÔNUS IPRO foi superior, seguida da cultivar DM 80I79 RSF IPRO (181 gramas) e a cultivar OLIMPO 80I82 RSF IPRO (172 gramas). Este trabalho é de grande importância no meio agronômico, pois diariamente buscam-se variedades com alto teto produtivo e facilidade em adaptação em diferentes regiões, sendo assim, o teste proporcionou opções de variedades de alta qualidade para a condições climáticas similares à da região cultivada.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3287
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATHEUS NARCIZIO VEIGA.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.