Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3289
Título: Atuação do enfermeiro e os dispositivos de cuidado para resgate do protagonismo da mulher no parto normal
Autor(es): Santana, Fernanda Costa
Ramos, Elis Milena Ferreira do Carmo
Palavras-chave: Parto
Humanização do parto
Enfermagem
Parto normal
Enfermagem obstétrica
Data do documento: 2022
Resumo: O parto é um momento único para a gestante e esse processo pode envolver vários aspectos e sentimentos. Historicamente, o protagonismo da gestante no parto é algo que foi perdido a partir da hospitalização e medicalização do procedimento, desencadeando nos dias atuais varias problemáticas assistenciais. Assim, essa pesquisa teve como objetivo compreender a enfermagem no processo de humanização do parto. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura com bibliografias da última década, através da Biblioteca Virtual em Saúde, Scholar Google e SciELO. Foram utilizadas 47 bibliografias entre artigos científicos, teses, livros e materiais do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde. Os resultados indicam que o parto está envolvido em variados processos que geram dúvidas e medo na gestante, sendo o pré-natal um momento indispensável para ações de educação, prevenção e promoção de saúde, fatores que refletem diretamente no protagonismo e autonomia das mesmas. Observou-se que o pré-natal é fundamental para prevenir agravos e garantir o desenvolvimento saudável da gestação e do parto. Conclui-se que o enfermeiro recebe papel de destaque nesse processo em suas ações assistenciais e cuidados de enfermagem durante o pré-natal.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3289
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDA COSTA SANTANA.pdf809,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.