Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3290
Título: Comunicação no cuidado ao paciente oncológico como estratégia de humanização
Autor(es): Barbosa, Jéssica Fernanda Teixeira
Vale, Jessica de Sousa
Palavras-chave: Enfermagem oncológica
Comunicação
Qualidade de vida
Oncologia
Humanização
Data do documento: 2022
Editor: UNIFAEMA
Resumo: A Comunicação é uma técnica associada à humanização com suporte emocional, que fornece ao paciente confiança, e amplia a esperança, pois cria um elo de confiança com o profissional, que ainda em vida consegue proporcionar conforto perante a morte. Percepções negativas quanto a relação da comunicação com os profissionais de saúde, vincula- se às falhas na troca de informações, impressão de distanciamento emocional e ausência de interesse pessoais do paciente. O presente estudo tem como objetivo elencar a comunicação efetiva, sendo um fator primordial para o processo do cuidado humanizado ao paciente oncológico, visto que a relação do enfermeiro, paciente e seus familiares, contribui muito na condição paliativa, tanto pra melhora quanto para piora, é um momento delicado, e extremamente importante, a assistência torna-se uma oportunidade de esperança, e mesmo o profissional sabendo que é infundada, ele não deve aproximar os envolvidos ao desanimo, logo a humanização é o conforto necessário para todos, e promove uma prática assertiva diante da necessidade do usuário, impedindo situações como tristeza e desanimo traga malefícios. Todavia, em alguns momentos essa comunicação é prejudicada por inúmeros fatores da rotina de trabalho desses profissionais causando desconforto aos pacientes e acompanhantes, o sendo inevitável, porém se existir um vínculo de confiança, os próprios saberão o quão esse profissional também está cansado e se desgasta, afinal há vida e fragilidade em ambos os lados. O trabalho teve como resultado os benefícios que uma efetiva comunicação traz a pacientes oncológicos, pois a confiança e bem estar diante dos que cuidam promove mais conforto. O trabalho trata se de uma revisão de literatura, o referencial teórico ocorreu através de artigos científicos obtidos através da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Júlio Bordignon do Centro Universitário e manuais do Ministério da Saúde.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3290
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JÉSSICA FERNANDA TEIXEIRA BARBOSA.pdf839,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.