Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3291
Título: A importância do aleitamento materno na prevenção de doenças
Autor(es): Cambito, Bruna Costa
Bruno, Kátia Regina Gomes
Palavras-chave: Aleitamento
Amamentação
Desmame
Precoce
Prevenção
Data do documento: 2022
Editor: UNIFAEMA
Resumo: O aleitamento materno exclusivo é o meio mais completo de suplementação do recém-nascido. Traz inúmeros benefícios para a mãe e bebê, promovendo a adequada hidratação do lactente, auxiliando na maturação gastrointestinal e desenvolvimento do sistema imunológico, atuando como principal responsável pela redução da mortalidade infantil. A interrupção precoce pode ocasionar doenças como: enterocolite necrotizante, doenças do trato respiratório inferior e superior, além da síndrome da morte súbita do lactente. Portanto, o objetivo deste trabalho é apontar a importância do aleitamento materno na prevenção de doenças e investigar as relações entre o desmame precoce e suas complicações, buscando descrever as vantagens de um aleitamento adequado nos primeiros momentos da vida de uma criança. Tratase de um estudo bibliográfico com revisão de literatura de caráter descritivo, tendo como base de dados livros presentes na biblioteca virtual Júlio Bordignon, google acadêmico, Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e manuais do Ministério da Saúde. O aleitamento materno gera um reforço imunológico em crianças recémnascidas podendo prevenir diversas doenças e proporcionar um crescimento saudável. Devido aos altos índices de desmame precoce, nasce a necessidade de programas governamentais que possam incentivar e acompanhar o desenvolvimento de crianças nos primeiros meses de vida. Dentre os resultados, destaca-se a importância do enfermeiro na orientação das gestantes desde o pré-natal, o incentivo e apoio para o seguimento da lactação.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3291
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNA COSTA CAMBITO.pdf910 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.