Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3292
Título: A assistência de enfermagem no controle e tratamento da Diabetes Mellitus Tipo 2 em adultos
Autor(es): Palma, Eloiza Lima
Santana, Sonia Carvalho de
Palavras-chave: Atenção básica
Diabetes mellitus
Autocuidado
Humanização
Educação em saúde
Data do documento: 2022
Editor: UNIFAEMA
Resumo: Diabetes e alterações da tolerância à glicose são frequentes na população adulta e estão associados a um aumento da mortalidade por doença cardiovascular e complicações microvasculares. O diabetes mellitus é uma das doenças crônicas não transmissíveis mais frequentes no mundo, é um agravo tratável e suas complicações podem ser prevenidas por meio da educação em saúde associada à abordagem multiprofissional e humanizada na atenção básica. O objetivo deste trabalho foi apresentar o enfermeiro como promotor do cuidado ao indivíduo com diabetes mellitus. A metodologia escolhida para a exposição da temática foi pesquisa de revisão bibliográfica, de caráter exploratório realizado através de pesquisas bibliográficas em artigos científicos na base de dados Scientific Eletronic Librari (SciELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Ministério da Saúde (MS). O presente trabalho de conclusão de curso usou como referências artigos científicos. Foram utilizados para a busca do referencial os descritores em ciência da saúde (DeCS): Assistência de enfermagem, Diabetes Mellitus, Autocuidado, Humanização e Educação em saúde. Diante desse contexto compreende-se a importância do enfermeiro como promotor do cuidado e sua atuação na educação em saúde e assistência aos indivíduos, família e comunidade, por meio do cuidado direto ou indireto.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3292
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELOIZA LIMA PALMA.pdf512,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.