Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3294
Título: Atuação da enfermagem frente a pacientes oncológicos
Autor(es): Santos, Beatriz Pereira dos
Bruno, Kátia Regina Gomes
Palavras-chave: Enfermagem
Pacientes oncológicos
Assistência humanizada
Data do documento: 2022
Editor: UNIFAEMA
Resumo: O câncer é uma enfermidade que acomete pessoas de todas as idades, sexos e condições sociais. Atualmente, está entre as principais causas de morte populacional, tendo índices significativos de diagnósticos da doença no Brasil. A enfermidade acarreta impactos físicos, emocionais e psicológicos dos pacientes, desenvolvendo casos de medo, ansiedade e, em alguns casos, depressão. Portanto, é uma temática a ser discutida e desenvolvida com a finalidade de propor estratégias para que as pessoas acometidas pela patologia possam obter mecanismos de enfrentamento da doença de forma segura e tranquila. Dessa forma, o estudo em questão propôs investigar o papel do enfermeiro frente ao tratamento de pacientes oncológicos. A metodologia adotada para o estudo configurou-se em pesquisa de cunho bibliográfico de caráter descritivo e exploratório. A escolha do aporte metodológico se deu em função de a pesquisa bibliográfica possibilitar ao pesquisador relacionar a atuação da equipe de enfermagem em várias áreas da saúde, nesse caso, a oncologia. Ao fim do estudo, conclui-se que a atuação cuidadosa, afetiva e paciente dos profissionais de enfermagem oferece assistência humanizada, possibilitando aos enfermos nutrirem o sentimento de positividade em relação ao tratamento, aprimorando assim a assistência ao paciente oncológico.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3294
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BEATRIZ PEREIRA DOS SANTOS.pdf913,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.