Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3295
Título: Problemas encontrados na inclusão de pessoas com albinismo: a enfermagem como protagonista na linha do cuidado
Autor(es): Nascimento, Maria Isabelli Santos do
Santana, Sonia Carvalho de
Palavras-chave: Albinismo
Inclusão
Intersetorialidade
Assistência Saúde
Enfermagem
Data do documento: 2022
Editor: UNIFAEMA
Resumo: A incipiente inclusão nas políticas públicas configura-se como transgressão dos direitos humanos das pessoas com albinismo, fato que normalmente é ignorado pela sociedade. O albinismo, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), decorre de várias anomalias genéticas do sistema de pigmentação melânica, que afetam a pele, folículos pilosos e olhos. É uma rara condição genética, não contagiosa, comum a ambos os sexos, independentemente de etnia, em todo mundo. As pessoas albinas enfrentam, além dos problemas de saúde que lhes são peculiares, muitos outros, como os estereótipos negativos, vítimas de discriminação social e violência. O objetivo desse trabalho foi evidenciar a falta de políticas públicas para os albinos e qual o papel do enfermeiro no cuidado e diagnostico de pessoas com albinismo. Trata-se de uma revisão bibliográfica, de caráter descritivo, feito a partir de bases, tais como Scientific Electronic Librari (Scielo), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), também, em conteúdo disponibilizados por organizações ligadas à causa, como NOAH, OMS, Organização das Nações Unidas (ONU), Associação das Pessoas com Albinismo da Bahia (APALBA). Com isso espera se analisar que existem aspectos que requerem reflexão e estudos aprofundados, como a falta de inclusão e de políticas públicas para essas pessoas que merecem reconhecimento e respeito da sociedade É necessário pensar o albinismo sob as visões antropológica, sociológica e jurídica, para se compreender o processo de (in)visibilidade, preconceito e discriminação das pessoas com albinismo na sociedade atual e como o profissional da saúde pode ajudar nessa luta contra a preconceito e a exclusão do albino.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3295
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA ISABELLI SANTOS DO NASCIMENTO.pdf681,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.