Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3296
Título: Intercorrências no atendimento de hemodiálise: atuação do enfermeiro(a)
Autor(es): Oliveira, Carine Rodrigues de
Santana, Sonia Carvalho de
Palavras-chave: Doença renal
Hemodiálise
Desequilíbrio
Enfermeiro
Intercorrência
Data do documento: 2022
Editor: UNIFAEMA
Resumo: A doença renal crônica é caracterizada pela dificuldade dos rins para realizar seu trabalho coletivo de remoção de substâncias indesejadas do organismo através da urina, resultando no acúmulo de substâncias tóxicas, ou resíduos como a ureia e a creatinina, que podem contribuir para o desequilíbrio fisiológico. Para corrigir esse desequilíbrio, a hemodiálise é um método alternativo, e, para tanto envolve no processo do cuidado o enfermeiro, que necessita ser apto, hábil e competente em seu saber científico a fim de atuar assertivamente frente as possíveis intercorrências. O objetivo desse trabalho de conclusão de curso foi destacar a atuação da equipe de enfermagem frente as principais intercorrências apontadas pela literatura ocorridas em sessões de hemodiálise, e, apontar a importância do monitoramento do enfermeiro para identificar intercorrências e propor intervenções no processo de hemodiálise. Propor a educação continuada no setor de hemodiálise visando as necessidades dos pacientes e ampliar o conhecimento do enfermeiro. A metodologia utilizada foi através de um estudo de revisão bibliográfica, realizado a partir de bases de dado científica, tais como Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), LILACS, SciELO, BIREME, Biblioteca Julio Bordignon, com os critérios de inclusão de artigos destacando a relevância da atuação da enfermagem nas intercorrências durante as sessões de hemodiálise. Os principais resultados demonstram que o enfermeiro deve avaliar as condições físicas e emocionais, e estar apto a prescrever cuidados de acordo com as necessidades individuais e fortalecer vínculos de confiança com pacientes.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3296
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARINE RODRIGUES DE OLIVEIRA.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.