Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3298
Título: Desafios para a assistência de enfermagem às mulheres privadas de liberdade
Autor(es): Silva, Bruna Siqueira da
Ramos, Elis Milena Ferreira do Carmo
Palavras-chave: Pessoas privadas de liberdade
Assistência de enfermagem
Vulnerabilidade
Saúde da mulher
Prisão
Data do documento: 2022
Editor: UNIFAEMA
Resumo: O sistema penitenciário brasileiro apresenta um crescimento populacional cada vez mais acelerado, acarretando sua superlotação, e com isso o enfermeiro tem o papel de prestar melhores condições de saúde. Para tanto, o objetivo da pesquisa é descrever sobre assistência de enfermagem prestada às mulheres privadas de liberdade. A metodologia utilizada para a pesquisa foi uma revisão bibliográfica, de caráter exploratório, realizada por meio das bases de dados Scientific Electronic Library (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Google Acadêmico, Ministério da Saúde (MS) e acervo da biblioteca Júlio Bordignon além do arquivo pessoal da autora. O presente trabalho de conclusão de curso - TCC usou como referências artigos científicos. Foram utilizados para a busca do referencial os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Assistência de enfermagem; Pessoas privadas de liberdade; Vulnerabilidade; Saúde da Mulher; Prisão. Como resultados pode-se observar que a assistência de enfermagem tem o intuito de realizar procedimentos, atividades em grupo, solicitar exames complementares, prescrever medicações e encaminhar, quando necessário, usuários a outros serviços; planejar, gerenciar e avaliar as atividades desenvolvidas pelas pessoas com perda de liberdade, tudo isso visando garantir uma saúde de qualidade para o sistema carcerário.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3298
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNA SIQUEIRA DA SILVA.pdf524,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.