Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3299
Título: Relevância da sala de recuperação pós-anestésica na qualidade do pós-operatório imediato do paciente cirúrgico
Autor(es): Nunes, Rayanne Carrara
Veríssimo, Thays Dutra Chiarato
Palavras-chave: Enfermagem perioperatória
Sala de recuperação pós anestésica
Pós operatório imediato
Assistência de enfermagem
Sistematização da assistência de enfermagem
Data do documento: 2022
Editor: UNIFAEMA
Resumo: A realização de uma cirurgia provoca diversos distúrbios fisiológicos no paciente, tornando-os propensos a complicações pós-operatórias imediatas, diante disso, o mesmo requer avaliação, monitoramento e cuidados constantes. O enfermeiro como profissional que acompanha o processo cirúrgico possui capacidade técnica e científica para perceber, interpretar e agir diante das complicações do paciente no pós-operatório imediato. O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica que tem por objetivo ressaltar a importância do profissional enfermeiro no período pósoperatório imediato. Tendo sido utilizado publicações concernentes ao assunto indexados e publicadas nas bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americano e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), e acervo da Biblioteca Júlio Bordignon do Centro Universitário FAEMA - UNIFAEMA. No decorrer do estudo constatou-se que o enfermeiro possui papel importante no período pós-operatório imediato atuando intensivamente na monitoria do paciente, dentro da sala de recuperação pós-anestésica, tendo como foco a prevenção/tratamento de complicações pós-operatórias. Concluindo, portanto, que a segurança do paciente na sala de recuperação pós-anestesia está principalmente relacionada aos cuidados do enfermeiro.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3299
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAYANNE CARRARA NUNES.pdf801,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.