Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3300
Título: Autonomia da mulher na escolha da via de parto: a enfermagem como mediadora de informações
Autor(es): Costa, Luana Lacerda da
Ramos, Elis Milena Ferreira do Carmo
Palavras-chave: Parto
Parto humanizado
Via de parto
Saúde materno-fetal
Data do documento: 2022
Editor: UNIFAEMA
Resumo: O parto é o momento em que a mulher se faz protagonista em todo o processo, a escolha da via de parto também deve conter sua opinião para decidir a melhor opção, desde que não haja impedimentos para tal. A escolha da via de parto inicia-se no momento que a gestante começa a adquirir conhecimento, essas informações devem ser ofertadas pelo profissional enfermeiro que a acompanha durante o seu pré-natal. A mulher cria uma autonomia sobre seu parto começando a partir do profissional, quando mostra os riscos e benefícios para mãe e bebê em cada forma de parir, oferecendo-as através de conhecimentos, viabilizando a participação da mulher em todas as possibilidades de via de parto. O objetivo deste estudo é identificar a possibilidade de protagonismo da mulher na escolha da via de parto. A mulher terá toda autonomia e envolvimento sobretudo que pode ocorrer durante seu parto através de informação e educação em saúde passados e orientados através do enfermeiro, onde tem esse papel fundamental durante todo esse processo de descoberta e decisões. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a revisão de literatura, com buscas nas plataformas cientificas digitais, tais como: Scielo, BVS e a Biblioteca Júlio Bordiong do Centro Universitário Unifaema. Os descritores em ciências da saúde utilizados para as buscas foram: Parto, Parto humanizado, Via de Parto, Saúde materno-fetal. Como resultados pode-se observar que a mulher constrói a confiança e a autonomia sobre o seu parto através de informações baseadas na sua individual e real situação de saúde, que é acompanhada durante todo o Pré-Natal juntamente com o profissional enfermeiro.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3300
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUANA LACERDA DA COSTA.pdf904,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.