Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3303
Título: Percepção do estresse em universitários do curso de enfermagem
Autor(es): Pinheiro, Marleide Lana
Vale, Jessica de Sousa
Palavras-chave: Estresse emocional
Estresse relacionado à profissão
Agente de estresse psicológico
Estudante de enfermagem
Data do documento: 2022
Editor: UNIFAEMA
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar, analisar e contextualizar como o Estresse pode ser considerado uma resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras, buscando assim uma adaptação à nova situação, o que por consequência pode produzir complicações ou transtornos emocionais que se tornam cada vez mais contínuos nos universitários de enfermagem em foco principal, com coleta de dados realizada na base de dado SciELO, entre os anos de 2018 e 2022. O aporte teórico da pesquisa foi embasado nas questões qual atualmente o cuidado com a saúde mental conquistou cada vez mais o seu espaço, saindo da crendice em palavras chulas descritas como “frescura” para visibilidade de autocuidado. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, orientada pelos instrumentos da bibliometria, em atenção aos objetivos, uma pesquisa exploratória e descritiva. O objetivo deste estudo foi de caracterizar o estresse vivenciado por estudantes da graduação de enfermagem relacionando-o com a saúde mental. A partir desse estudo foi possível observar que os universitários do curso de enfermagem durante sua graduação acabam tendo mais desgaste devido aos estágios e principalmente no último ano a dedicação ao Trabalho de Conclusão de Curso, devido a isso a busca pela implementação de assistência e o melhor acolhimento do mesmo em sua instituição para se ter um melhor cuidado com autocuidado evitando dissidência ou abandono da formação.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3303
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARLEIDE LANA PINHEIRO (1).pdf614,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.