Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3304
Título: Educação menstrual: implicações na saúde de jovens em um município da Amazônia Legal
Autor(es): Abreu, Dafynie Dutra de
Vale, Jessica de Sousa
Palavras-chave: Saúde da mulher
Educação menstrual
Educação em saúde
Data do documento: 2022
Editor: UNIFAEMA
Resumo: Na sociedade contemporânea, constantemente, busca-se avanços relacionados a temáticas que necessitam de maior ênfase. No entanto, a cultura brasileira apresenta especificidades que corroboram para a perpetuidade de pensamentos e comportamentos cuja a necessidade de mudanças é indispensável. Nesse sentido, surgiu-se a imprescindibilidade da educação menstrual - ramo da educação integral em sexualidade que consiste no entendimento de que as pessoas que menstruam necessitam do conhecimento sobre seus próprios corpos, estejam a par do ciclo menstrual e possam promover assim o seu bem-estar em todas as áreas da concepção de saúde. A presente pesquisa teve por objetivo relatar as implicações da educação menstrual na saúde de jovens durante o período da adolescência e os possíveis impactos na vida adulta, com o intuito de evidenciar o problema e contribuir para possíveis avanços nesse sentido. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo quantitativa de caráter descritivo, a qual possibilitou dados em relação à temática em âmbito municipal. Em relação aos resultados, alcançou-se: maioria das participantes referiram que não tiveram orientações na escola sobre a menstruação e metade já precisaram de algum método para conter a menstruação na escola e não tiveram acesso; prevalência de dores ou desconfortos durante o período menstrual e de relatos sobre o desconhecimento dos distúrbios hormonais ligados à menstruação; 1/3 das participantes afirmaram que a falta de informações sobre o ciclo menstrual afetou negativamente suas vidas em fase adulta.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3304
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAFYNIE DUTRA DE ABREU.pdf902,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.