Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3305
Título: Qualidade de vida da equipe de enfermagem em centro cirúrgico: revisão sistemática
Autor(es): Santos, Lucas Rafael dos
Verissimo, Thays Dutra Chiarato
Palavras-chave: Centro cirúrgico
Enfermagem perioperatória
Enfermagem cirúrgica
Qualidade de vida
Satisfação
Data do documento: 2022
Editor: UNIFAEMA
Resumo: O centro cirúrgico é tido como uma das áreas de maiores complexidades de uma unidade hospitalar, mediante a assistência que é prestada ao paciente que pode apresentar riscos e periculosidades. Diante desse cenário, a equipe que atua no local está suscetível a variados agravos em sua qualidade de vida, como estresse e desgaste físico. Sendo assim, esse estudo buscou compreender a qualidade de vida da equipe de enfermagem em centro cirúrgico de unidades hospitalares brasileiras. Para tanto, foi realizado uma revisão sistemática da literatura, utilizando a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Biblioteca Virtual de Enfermagem COFEN (BVE) e o Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foram observadas 1.728 literaturas dentro das bases de dados, das quais 34 se mostraram elegíveis para a revisão. Os resultados indicaram que a maioria das equipes de enfermagem de centro cirúrgico investigadas nas literaturas apresentaram déficits em sua qualidade de vida e mesmo as equipes que apresentaram níveis adequados, possuíam pontos negativos de alerta. Os principais pontos levantados como prejudiciais à qualidade de vida foram: estresse, sobrecarga de trabalho, ausência de profissionais para suprir a demanda de saúde, ausência de infraestrutura adequada para execução do serviço, falta de recursos materiais e lacunas no sistema organizacional dos centros cirúrgicos. Conclui-se salientado que a alta responsabilidade da equipe de enfermagem dentro do centro cirúrgico seja fator determinante para os efeitos negativos observados e que novos estudos na área sejam necessários, em especial nas regiões Norte e Centro-Oeste que apresentaram menores números de estudos observados na revisão.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3305
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCAS RAFAEL DOS SANTOS.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.