Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3309
Título: Transtorno do orgasmo feminino sob a perspectiva da Terapia Cognitivo-Comportamental
Autor(es): Orso, Savana Sara Batista da Silva
Pumariega, Yesica Nunez
Palavras-chave: Disfunções sexuais femininas
Sexualidade humana
Sexualidade Feminina
Terapia Cognitivo-Comportamental
Transtorno do orgasmo feminino
Data do documento: 2022
Resumo: Este trabalho investigou a relação entre os tabus e os mitos acerca da sexualidade e o transtorno do orgasmo feminino sob a perspectiva da Terapia Cognitivo-Comportamental. O transtorno do orgasmo feminino caracteriza a dificuldade em atingir o orgasmo como também as sensações orgásmicas de baixa intesidade. Esta dificuldade acontece quando há uma falha no ciclo da resposta sexual, que pode ocorrer tanto devido ao desconhecimento do próprio corpo como em virtude das crenças e dos mitos acerca da sexualidade, gerando com isto sofrimento e insatisfação sexual às mulheres. Para a realização deste trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica, utilizando as bases de dados do Google Acadêmico, SCIELO; PEPSIC; LILACS, Revista Brasileira de Sexualidade Humana, Revista Interface e livros físicos, entre os anos de 2003 a 2022. A prioridade pelos estudos destes autores selecionados tanto responde à necessidade do objeto de pesquisa, como foram importantes de modo auxiliar à produção e sistematização dos dados. Quanto à escolha dos capítulos, tanto em relação à ordem de sua sequência quanto aos seus títulos, foram construídos e organizados a partir dos resultados de pesquisa e com o objetivo de trazer ao leitor uma ordem cronológica e sistemática, facilitando com isto a compreensão dos resultados encontrados nesta investigação. Em relação ao tratamento, foi trazida como proposta a Terapia Cognitivo-Comportamental que, por sua vez, trabalha com a psicoeducação, com a reestruturação cognitiva e com técnicas comportamentais, que por meio deste processo psicoterapêutico, espera-se que estas mulheres alcancem a satisfação sexual, um bem-estar físico e emocional. Conclui-se que os fatores psicológicos estão diretamente ligados ao diagnóstico deste transtorno, e que a falta de uma educação sexual ou a educação sexual inadequada, contribui para que mitos e crenças sejam construídos ao londo da vida. E que apesar de as disfunções sexuais serem um tema bastante discutido, assim como os impactos que essas acarretam na qualidade de vida das mulheres, percebe-se que a falta de profissionais habilitados para o diagnóstico e tratamento também acabam contribuindo para que muitas mulheres não sejam diagnosticada corretamente. Com isto, vê-se que é de suma importância que novos estudos e pesquisas surjam para que tanto os profissionais venham estar aptos a fazer o diagnóstico deste transtorno como também a educação sexual adequada venha cada dia ganhar mais espaço, contribuindo assim de forma significativa para uma melhor qualidade de vida.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3309
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAVANA SARA BATISTA DA SILVA ORSO.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.