Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3311
Título: Cadastramento fitossociológico de plantas daninhas em cultivo de quiabo consorciado com pepino
Autor(es): Pinheiro, Breno Guilherme Fernandes
Nogueira, Adriana Ema
Palavras-chave: Fotossociologia
Comunidade infestante
Olericultura
Data do documento: 2022
Resumo: A cultura do quiabeiro e do pepineiro são importantes espécies olerícolas no Brasil, pois contribuem para a geração de empregos e manutenção do homem no campo, principalmente por demandar pequenas áreas para seu cultivo. Todavia, fatores abióticos a exemplo das plantas daninhas, são responsáveis pela redução e qualidade dos produtos quando as medidas de controles não são efetuadas com eficiência e eficácia. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo realizar o cadastro fitossociológico de plantas daninhas em cultivo de quiabo consorciado com pepino nas condições edafoclimáticos do município de Ariquemes, Rondônia. O estudo foi feito em uma propriedade rural localizada na linha 65, lote 14 em 21 agosto de 2021, época em que as plantas do quiabeiro estavam com idade aproximada de 90 dias após a semeadura, segundo o produtor, e com 30 dias de colheita. Utilizou-se um quadrado de metal com dimensões 0,50 x 0,50 m (0,25 m2) o qual foi lançado ao acaso 10 vezes em toda área de cultivo adotando-se em caminhamento em zigue-zague, sendo a área correspondente a 0,25 ha. Em cada ponto de amostragem as plantas daninhas foram identificadas e quantificadas, o que permitiu determinar os parâmetros fitossociológicos de densidade absoluta, densidade relativa, abundância absoluta, abundância relativa, frequência absoluta, frequência relativa, importância relativa e o índice de valor importância. Foi feito também, a classificação quanto a classe, família botânica, espécie e seu nome comum, tipo de propagação, habito de crescimento e o seu ciclo de vida. Foram identificados doze espécies de plantas daninhas distribuídas em nove famílias, sendo Poaceae e Portulacácea as famílias mais representativas. A classe das dicotiledôneas apresentou o maior numero de famílias e a maior quantidade de espécies, porem, para o numero de indivíduos, a classe das monocotiledôneas sobressaiu-se. A forma de propagação predominante foi por sementes, a ,maioria das plantas possui forma de crescimento ereto e herbáceo , e o ciclo da vida anual as espécies mais importante foram Commelina benghalensis, Ischaemum rugosum e Digitaria horizontalis, pois pois apresentaram os maiores valores para todos os parâmetros fitossociológicos analisados.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3311
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Breno Guilherme Fernandes Pinheiro.htm4,04 kBHTMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.