Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3313
Título: Revisão: processo de obtenção dos status livre de febre aftosa sem vacinação no Estado de Rondônia
Autor(es): Santos, Amanda Ferreira Dos
Ferreira, Luciana
Palavras-chave: Biossegurança
Contaminação
Erradicação
Patologia
Políticas públicas
Data do documento: 2022
Resumo: O estudo se reporta a obtenção dos status livre de febre aftosa no Estado de Rondônia, onde se estaca a fase de reconhecimento de Rondônia pelo ministério agricultura, pecuária e abastecimento (MAPA), como sendo região livre de febre aftosa sem vacinação, sendo oportuna para o mercado de negócios em comercializar produtos com origem animal com segurança quanto a sua produção. A febre aftosa se caracteriza como uma enfermidade extremamente contagiosa e que pode levar a inúmeros prejuízos tanto a nível de região, como a nível de país, sendo de suma importância programas eficazes que evitem sua ocorrência. O objetivo geral desse trabalho esta em descrever que contribuíram para a não obrigatoriedade da vacina contra febre aftosa e a importância para o Estado de Rondônia. A metodologia da pesquisa é do tipo revisão bibliográfica, teve caráter descritivo, de natureza básica, utilizou-se para responder o objetivo apresentado na temática. A importância do estudo se deu pela percepção do reconhecimento pelo poder publico no controle sanitário da febre aftosa, o que proporcionou maior confiabilidade para o mercado de bovinos. Os principais fatores que contribuíram para a não obrigatoriedade da vacina contra a febre aftosa foram: investimentos em infraestrutura, laboratórios, qualificação do corpo técnico, desenvolvimento e fabricação de vacinas, campanhas de vacinação e fiscalização. entre outras medidas que permitiram ao país atingir reduções significativas no numero de focos de febre aftosa e conquistar grandes áreas livres da doença.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3313
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amanda Ferreira dos Santos.htm4,04 kBHTMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.