Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3385
Título: Terapia cognitivo comportamental e sua aplicabilidade clínica no manejo do transtorno de ansiedade generalizada (tag)
Autor(es): Turibio, Renata Cristina
Pumariega, Yesica Nunez
Palavras-chave: Terapia Cognitivo Comportamental
Transtorno de Ansiedade
Generalizada
Crenças Disfuncionais
Aliança psicoterapêutica
Psicoterapia
Data do documento: 2023
Resumo: A Terapia Cognitivo Comportamental é uma abordagem psicológica que tem se destacado no decorrer dos anos nos acompanhamentos psicoterapêuticos, sendo atualmente uma das abordagens mais indicadas para os mais diferentes transtornos, dentre eles, os transtornos ansiosos. O Transtorno de Ansiedade Generalizada tem como característica fundamental a preocupação exacerbada quanto a tudo e a todos que leva o indivíduo a intenso sofrimento. Objetivo: Apresentar teoricamente e investigar a aplicabilidade da prática clínica da Terapia Cognitivo Comportamental no manejo do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Método: Optou-se pela revisão integrativa de literatura sendo utilizados livros, artigos, periódicos, dissertações e teses de doutorado encontrados nos bancos de dados tais como: Google Acadêmico, LILACS, periódicos CAPES, PEPSIC e SciELO, onde foram encontradas bases bibliográficas referentes a temática estudada, para conhecimento e levantamento de conteúdo referente à proposta da pesquisa. Resultado e Discussão: Sendo uma abordagem direcionada para o presente, focada, baseada em evidências e totalmente científica a Terapia Cognitivo Comportamental apresenta cientificamente alto índice de sucesso no tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada, partindo da premissa que o que ocasiona sofrimento ao sujeito é sua interpretação/cognição em relação as situações vivenciadas. Conclusão: O trabalho neste tipo de terapia exigirá do psicoterapeuta domínio teórico e desenvolvimento prático da abordagem, bem como, a responsabilidade quanto ao aprimoramento contínuo de seus estudos, levando em consideração que a TCC não é uma abordagem estática, mas em constante atualização baseado na ciência.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3385
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENATA CRISTINA TURIBIO.pdf695,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.