Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3398
Título: Impacto ambiental e o sistema de tratamento de efluentes em um frigorifico de bovinos
Autor(es): Souza, João Gabriel Mourão
Lima, Felipe Cordeiro de
Palavras-chave: Efluentes
Bovinos
Meio Ambiente
Frigoríficos
Resíduos
Data do documento: 2023
Resumo: O elaborado monográfico versa sobre Impacto ambiental e o sistema de tratamento de efluentes em um frigorifico de bovinos. Em que o principal objetivo foi descrever os impactos ambientais relacionados ao descarte e tratamento de efluente líquido proveniente de frigoríficos e/ou abatedouro. É fato que os processos industriais tradicionais emitem grandes quantidades de rejeitos industriais, caracterizados como perdas do processo, na forma de efluentes líquidos, resíduos sólidos e emissões gasosas; que podem causar grandes impactos ambientais quando descartados no meio ambiente fora dos padrões estabelecidos pela legislação ambiental vigente. Assim, na busca de entendimentos ao fenômeno pesquisado, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica com aporte na revisão de literatura, que obedeceram a uma abordagem qualitativa e quantitativa de cunho exploratório descritivo. As teorias que embasaram a pesquisa apontaram que, investir em processos que tenham por finalidade reduzir a geração de efluentes e uma melhor eficiência no tratamento, sobretudo, para minimizar a quantidade de resíduos gerados, pode ser uma alternativa viável na resolução do tratamento de efluentes e por via de consequência minimizar e/ou diminuir consideravelmente os impactos ambientais causados pela indústria frigorifica.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3398
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Ambiental e Sanitária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃO GABRIEL MOURÃO SOUZA.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.