Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3407
Título: Atributos químicos de diferentes ambientes edáficos no vale do Jamari - Ro
Autor(es): Kozerski, Luiza Paloma
Ferreira, Matheus Martins
Palavras-chave: Fertilidade do solo
PH
Floresta
Pastagem degradada
SAF
Data do documento: 2023
Resumo: O solo é um componente fundamental do ecossistema e está sujeito à inúmeras influências físicas, químicas e ambientais que alteram suas características e qualidade. Esse estudo buscou analisar, categorizar e comparar os atributos químicos de diferentes ambientes edáficos em uma fazenda no Vale do Jamari-RO. Para isso, foram coletadas amostras de solo nas camadas 0-10 cm, 10-20 cm e 20-30 cm de uma Floresta virgem (FV), Floresta regenerada (FR), Pastagem degradada (PD) e um Sistema Agroflorestal (SAF) e identificados os atributos químicos das mesmas. Os atributos químicos do solo variaram entre os ambientes na mesma fazenda. Os resultados indicaram que a fr apresentou atributos químicos do solo mais elevados, com destaque para Ca (cálcio), Mg (magnésio), K (potássio) e S (enxofre) na profundidade de 0-10 cm. A PD e a FV apresentaram os valores mais baixos de magnésio e cálcio, porém os teores de Al (alumínio), P (fósforo) e M (saturação de alumínio) foram os mais altos. Conclui-se que os atributos químicos dos ambientes analisados apresentaram grande variabilidade de acordo com os tipos e profundidades, sendo essencial para conhecer melhor as características dos solos do Vale do Jamari.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3407
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIZA PALOMA KOZERSKI.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.