Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/341
Título: HIPERHOMOCISTEINEMIA COMO POSSÍVEL FATOR DE RISCO PARA DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Autor(es): SANTOS, JULIELE CERQUEIRA DOS
Palavras-chave: Farmácia
Homocisteína
Hiperhomocisteinemia
Doenças Cardiovasculares
Data do documento: 11-Jul-2013
Resumo: O Brasil tem mostrado um elevado número de óbitos decorrentes de doenças cardiovasculares. Vários autores prospectivamente têm identificado relação entre concentrações plasmáticas elevadas de homocisteína e doenças cardiovasculares. A hiperhomocisteinemia é considerada fator de risco independente para o desenvolvimento dessas patologias. O objetivo deste trabalho foi discorrer sobre a hiperhomocisteinemia como fator de risco independente para doenças cardiovasculares. Tratou-se de um estudo de revisão de literatura sobre homocisteína e a relação com as doenças cardiovasculares, selecionando artigos científicos atuais, publicados na literatura nacional e internacional. Evidências demonstram que a hiperhomocisteinemia ocorre devido à disfunção endotelial, sua concentração pode estar aumentado devido a fatores genéticos, fisiológicos e nutricionais, seu diagnóstico pode ser realizado por exames laboratoriais e seu tratamento é realizado com suplementação de ácido fólico, vitaminas B6 ou B12.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em: Farmácia Generalista da Faculdade de Educação e Meio Ambiente FAEMA, como requisito parcial a obtenção do título de Bacharelado em: Farmácia. Prof. Orientador: Dr. Diego Santos Fagundes.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/341
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, J. C. - HIPERHOMOCISTEINEMIA COMO POSSÍVEL FATOR DE RISCO PARA DOENÇAS CARDIOVASCULARES.pdf462,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.