Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3414
Título: Os benefícios da mobilização precoce em paciente crítico: revisão integrativa da literatura
Autor(es): Silva, Cristiane De Almeida
Santos, Jéssica Castro dos
Palavras-chave: Mobilização Precoce
Síndrome do Imobilismo
Fisioterapia
Unidade de Terapia Intensiva
Data do documento: 2023
Resumo: A mobilização precoce tem o objetivo de diminuir os efeitos deletérios causados pela síndrome do imobilismo, síndrome está caracterizada pelo comprometimento funcional dos sistemas osteomioarticulares, cardiovasculares e respiratórios que acometem principalmente os pacientes críticos submetidos a internações prolongadas em unidades hospitalares, com prevalência maior nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A cinesioterapia é um recurso fisioterapêutico que tem como função mobilizar os segmentos corporais em seus planos anatômicos, capaz de promover a recuperação funcional desses pacientes e prevenir os efeitos deletérios causados pela síndrome do imobilismo. Desta forma este trabalho tem como objetivo descrever sobre os benefícios da mobilização precoce em pacientes críticos submetidos a internações prolongadas nas unidades de terapia intensiva. Através de uma revisão de literatura integrativa foram levantados dados científicos e bibliográficos nas bases de dados como Google Acadêmico, Scielo (Scientific Electronic Library Online) e BVS (Virtual Health Library), além de livros e revistas científicas disponíveis no acervo literário da Biblioteca Júlio Bordignon do Centro Universitário FAEMA / UNIFAEMA, no período de abril de 2021 a outubro de 2023. A mobilização precoce é segura levando em consideração a condição clínica do paciente e seus efeitos adversos nas funções orgânicas, o que não limita a realização da mesma. Portanto, a mobilização precoce é capaz de prevenir o avanço dos efeitos deletérios do imobilismo decorrente de períodos prolongados de internação, além de proporcionar ao paciente melhora da qualidade de vida, diminuir o período de internação hospitalar bem como, promover a independência funcional após a alta hospitalar. Os benefícios da mobilização precoce promovem alta hospitalar precoce em alguns casos, diminui o tempo de ventilação mecânica, e seus efeitos são promissores na recuperação pós alta.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3414
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRISTIANE DE ALMEIDA SILVA.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.